Muitas pessoas me escrevem para perguntar sobre o Ano Novo em Paris. Vamos lá.
A primeira coisa que é preciso ter em mente é que não há shows, fogos, música ou qualquer outro tipo de “comemoração oficial” nas ruas da cidade. Muita gente se aglomera na Champs Elysées e na Torre Eiffel, para beber com os amigos, mas é só. Eu resumiria em algumas palavras: aglomeração, bebedeira, frio e ausência de transporte público. Eu já tive este experiência e não pretendo repeti-la. Então, o que fazer então na noite do dia 31/12? Uma opção é escolher um lugar legal para jantar. Mas custará caro. Ou então, se você estiver hospedado em apartamento ou casa, organizar uma ceia bem gostosa, com tudo o que tem direito. Se você prefere uma balada, também vai encontrar opções na cidade.
RESTAURANTES COM VISTA DE PARIS
Les Ombres: localizado no Quai Branly Musée, tem uma vista magnífica da Torre Eiffel. A ceia custa 320 euros por pessoa. É indispensável fazer reserva pelo site. Tel. 00 33 (0) 1 47 53 68 00.
Georges – localizado no Centre Pompidou, tem vista panorâmica da cidade, da Sacre-Coeur à Notre-Dame. Menu a 190 euros, sem bebida inclusa. Reservas apenas por e-mail. Tel. 00 33 (0)1 44 78 47 99.
Le Zyriab by Noura – restaurante árabe no Instituto do Mundo Árabe, tem vista da Notre-Dame e da Ille Saint-Louis. O menu ainda não está disponível. É preciso confirmar pelo site ou telefone a partir da semana que vem. Mas me garantiram que haverá uma ceia especial. Tel. 00 33 (0)1 55 42 55 42.
BALADA NO SENA
Peniche Maxims – um barco no Sena, bem próximo à Torre Eiffel, com capacidade para mais de 500 pessoas, onde a balada KISS ME 31 vai das 20h às 5h. Os ingressos são vendidos a 77 euros (entrada 1 pessoa + consumação de 5 itens) ou 660 euros (pacote VIP para 4 pessoas, con direito a champagne + garrafa de outro tipo de bebida álcoólica) no site da FNAC.
PARA OS MODERNINHOS, UM HOTEL MODERNINHO
Mama Shelter Hotel: projetado por Philipe Stark, o hotel moderninho de decoração original e despojada fica longe do burburinho do centro. Lareira, sofás, cortinas de veludo e muitas velas dão um clima especial ao lugar. É para quem está na onda “ver e ser visto”. Menu a 119 euros, sem bebida inclusa.
PARA OS CLÁSSICOS
Hotel Lutetia: o hotel oferece várias opções. No estrelado restaurante Paris você pode escolher entre o menu a 320 euros, sem bebida ou a 435 euros pelo menu, copo de champagne, 1/2 garrafa de vinho e um drink no bar. Já na Brasserie Lutetia o menu sem bebida sai a 160 euros e a opção com um copo de champagne, 2 de vinho e um drink no bar sai a 225 euros.
Se nenhuma dessas opções lhe agradar, informe-se se o restaurante escolhido por você estará aberto, pois muitos fecham entre o Natal e o Ano Novo, como é o caso dos recomendadíssimos Le Comptoir e Chez l’ami Jean.
PARA PREPARAR SUA CEIA
Algumas iguarias estão em todas as mesas no Natal e no Reveillon. A primeira delas é o foie gras (veja sugestão de onde comprar um maravilhoso). Para quem gosta de frutos do mar, a Coquille Saint-Jacques e as deliciosas ostras do norte estão no auge. De sobremesa, escolha uma Buche de Noel (Pierre Hermé e Eric Keiser são minhas dicas). E não deixe de fazer o ritual do Gui, planta que é símbolo de prosperidade e longevidade. Boas festas!
Comentários