Se têm algo na Holanda que pode tirar qualquer um do sério são suas pâtisseries. Com estilo totalmente diferente do que se vê na França, lá o mais comum são os bolos e tortas vendidos em pedaços, como a famosa torta de maçãs. Embora seja possível encontrar a iguaria em praticamente todos os cafés da cidade, há lugares certos para experimentar e babar com uma boa e verdadeira torta de maçãs. E, como quem está no inferno, deve mesmo é abraçar o diabo, porque não testar também outras sobremesas? Selecionamos 3 endereços que experimentei, testei novamente, comi mais uma vez e mais outra, e enfim, aprovei!
Pâtisserie Kuyt – a melhor torta de maçãs de Amsterdam? Não dá para afirmar. A melhor que já comi na vida? Sem sombra de dúvidas. Com pouca massa, e caprichada no recheio que, com bastante canela e uva-passa, derrete na boca, a iguaria pode ser comprada diretamente na pâtisserie, em tamanho família ou em pedaços ou, ainda, ser degustada no delicioso café do Eye Museum. Utrechtsestraat 109-111; seg/sáb. 8h/17h. Fica próxima à Heineken.


Lanskroon – esta tradicional casa de chá fica no burburinho do centro. Abarrotada durante todo o dia, os turistas disputam as poucas mesas para testar a torta de maçãs, que é bem mais carregada em massa do que recheio, ou outras delícias como a torta de cerejas e o famoso stroopwafel, típico waffle holandês. Singel, 385; seg/sex. 8h/17h30; sáb. 9h/17h30 e dom. 10h/17h30.




Pâtisserie Holtkamp – um dos tradicionais endereços da cidade. Não é casa de chás, mas apenas uma doceria onde é possível comprar doces, pães e bolos para levar para casa. O Carrot Cake, assim como a torta de maçãs, é inesquecível. Algumas de suas especialidades também são vendidas do Café do Eye Museum. Vijzelgracht 15; seg/sex 8h30/18h e sáb. 8h30/17h.


Comments